O que realmente ganhamos praticando o bem?

Livrando a Mente - Edição #03

O que a vida parece ensinar

Parar em vaga de deficiente é permitido se for rapidinho.

Achado não é roubado.

Devolver os pesos da academia não é responsabilidade nossa.

A vida em sociedade não é fácil, vivemos submetidos a várias regras que não entendemos e, por isso, desrespeitamos. E olha que são elas que viabilizam a própria vida em sociedade.

Viver em um grupo, apesar de nos ter levado à supremacia na natureza, não respeita as individualidades envolvidas, pois essas tem que ceder espaço para o interesse coletivo. E isso tem efeitos na nossa forma de pensar.

Já percebeu como pegamos a sotaque do lugar onde passamos um tempo? ou como nos parecemos com quem mais convivemos? trata-se de um desejo inconsciente de não chamar a atenção, de pertencer.

E nesse contexto de pertencimento, surge o dilema, diante de irregularidades praticada continuamente praticadas em um grupo, o que fazer?

  • fazer o certo e ser o “diferentão”; ou

  • calar-se e praticar o que a maioria faz?

Fazer o certo leva ao descolamento do que a maioria faz, e isso a expõe. Como mecanismo de defesa, o grupo vai atacar o diferente para preservar suas práticas e crenças. O ataque virá em forma de brincadeiras, censuras, críticas, isolamento e, em menor grau, violência.

Quer testar isso? tente adotar um posicionamento contrário a alguma das bolhas de que participas (esporte, religião, política, etc).

Prego que se destaca leva martelada.

Então, qual a vantagem em ser diferente ao praticar o que é certo, se tudo que vamos levar são marteladas?

Antes disso, uma questão. O homem é naturalmente bom ou mal?

O homem é bom?

Bom ou Mau?

Muito já se discutiu sobre a natureza do homem. A filosofia já analisou e apontou vários caminhos, alguns dos mais famosos são…

O homem é uma página em branco 🗌

O homem nasce bom, a sociedade o corrompe.

John Locke

O filósofo inglês John Locke, do século XVII, acreditava que nascemos como uma página em branco, e somos moldados pelas influências que sofremos na vida, para o bem ou para o mal.

O homem nasce sem noção do bem ou mal, é a forma como é criado que fixará seus modelos de pensamento. Um pessoa exposta ao mal na vida, tende a ser uma pessoa má.

O homem é bom 🦸‍♂️

O homem nasce bom, é a sociedade que o corrompe.

Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jaques Rousseau, filósofo francês do século XVIII, acreditava que o homem nasce livre, mas acaba se prendendo a várias correntes durante a vida por conta das convenções sociais.

Dizia ainda que quanto mais distantes da natureza, mais corrompido o homem. Desta forma, a vida moderna, cercada de concreto e longe da natureza, leva à deturpação da boa natureza do homem.

O homem é mal 😈

O homem é lobo do homem.

Thomas Hobbes

Para Thomas Hobbes, filósofo inglês do século XVII, o homem é seu pior inimigo, e tem uma capacidade inata de fazer mal a si e aos outros. O Estado surge como instrumento de controle deste ímpeto maligno, de forma a impedir que se autodestrua (que seja lobo do próprio homem).

Visão tentadora, não acha? ainda mais diante dos inúmeros casos de violência que vemos todos os dias no noticiário.

Em qual acredito? a resposta vem abaixo para todos os inscritos. Caso não seja, é gratuito viu? basta colocar seu e-mail 😉

Continua após a inscrição 😄

O conteúdo é gratuito tá? você só precisa se cadastrar para continuar a leitura. É um pequeno gesto de carinho pelo conteúdo e me motiva a trazer cada vez mais 😉

Already a subscriber?Sign In.Not now

Reply

or to participate.